Eu Li – Meu Hamster é um Gênio

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Benjamin Travesso é um garoto de nove anos, muito esperto, mas que... odeia matemática. Cheiroso é um hamster falante que detesta sementes e, acredite se quiser, É UM GÊNIO! Juntos são de arrasar! Daqui para frente, Ben e seu novo animal de estimação irão viver aventuras, desafios e perigos inacreditáveis. Mas será que conseguirão ganhar a aposta que o terrível professor de matemática do Ben, o Barba-Negra McCreedy, acabou de fazer? Cheiroso terá de ajudar Ben com os deveres de casa. Ben precisará vencer a desconfiança de todos. E juntos aprenderão uma grande e valiosa lição.


Minha primeira aula de matemática com um roedor começou mal, bem mal. Fui direto da escola para saca, sentei-me à escrivaninha com um lápis na mão e um caderno aberto na frente. O cheiroso estava fora da gaiola, sentado bem ao lado do caderno. Limpou a garganta, hã-hã-hã, para chamar a minha atenção.
- Olhe, para começo de conversa – avisou -, quero que você limpe a minha gaiola.
Franzi a testa. O Cheiroso devia estar me ensinando multiplicação e subtração.
Capítulo 11; Página 85.


Benjamin tem nove anos, adora cortar o cabelo das bonecas de sua irmã e odeia, ODEIA mesmo matemática. Depois de aprontar algumas travessuras com a coitada de sua irmã, sua mãe decide que já é hora do garoto ter um pouco de responsabilidade, e por isso, resolve que irá dar um animal de estimação para seu filho cuidar.

Ai aparece Jasper Bumbum Cheiroso, um hamster que obviamente prefere ser chamado apenas de Cheiroso, e podemos entender o que porque não é? Só que cheiroso não é um hamster qualquer, ele fala, e mais ainda, se mostra muito bom em matemática. Benjamin lógico se mostra interessado ao perceber que tem em casa, um animalzinho não inteligente.

É quando seu pai faz uma aposta com o professor de matemática de Ben, que ele pede ajuda ao amigo. Ele tem de aprender matemática se não quiser passar uma vergonha fenomenal, e claro que Cheiroso vai ajudá-lo, de maneira engraçada e divertida.

Fiquei me perguntando por onde começar a resenha e me dei conta que falar da diagramação seria um com começo. O livro é pequeno e foi feito com muito cuidado. Como é o primeiro livro que a Editora Valentina lança, não sabia o que esperar e fiquei bem surpreso ao abrir o envelope e me deparar com uma mordida na parte superior do livro. Eu fiquei sorrindo por um bom tempo e quando abri e vi o trabalho gráfico e as ilustrações, me apaixonei. É tudo muito lindo e bem trabalhado, e não agrada somente crianças, porque eu fiquei parecendo um bobo alegre – tudo bem, relevem.

Quem narra a história é Ben, um garoto espevitado, travesso e muito divertido. Ele adora implicar com a irmã, e quando ele conta as – maldades - travessuras que apronta com ela, só me restava cair na gargalhada. E elas só aumentam, quando Cheiroso entra na história e começa a ensinar o garoto.

O livro é escrito para o público infantil claro, mas nada impede de adultos lerem e gostarem. É uma leitura curta, rápida, divertida e que pode ser feita para, por exemplo, curar uma ressaca literária, pelo menos curou a minha. E se você quer dar ótimas gargalhadas, esteja a vontade, porque essa é uma dica.

É claro que em livros infantis, esperamos no final, aquela moral da história, e com esse não é diferente, e o melhor, não vai servir apenas para crianças. Tenho certeza que os adultos que leram concordam que há pessoas mais velhas precisando das palavras finais de Ben.

A editora está de parabéns, o trabalho gráfico e a revisão do livro ficaram excelentes. Não encontrei nenhum errinho e fiquei contente com o resultado final. As páginas são brancas, e talvez esse seja o ponto negativo que eu poderia citar, uma vez que prefiro as amarelas, mas como é tudo cheio de ilustrações e o livro é curtinho, isso não me incomodou. E sinceramente, me deu uma vontade de ter um Cheiroso pra mim <3.


Livro: Meu Hamster é um Gênio
Autor: Dave Lowe
Editora: Valentina

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.