Eu Li - A Turma 5: O Jogo Mortal

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Em Vila Esperança os formandos de Alta Vila se preparam para o tão esperado baile de formatura. Nos dias que antecedem o evento, algo parece estar errado, pois Ju, Elô e Régis não acreditam nas terríveis visões que Bocão tem tido e ignoram o alerta do amigo. Os três estão entregues às suas novas paixões e não desejam mais se envolver em acontecimentos sobrenaturais como no passado. Dessa forma, Paulinho e Bocão se juntam para tentar descobrir o que está acontecendo, mas decidem esperar o dia seguinte ao baile. Porém, na noite da festa, enquanto todos dançam e se divertem, algo terrível ocorre: o som cessa, de repente, e ninguém mais se move. Ju, Elô, Régis e todos no salão estão paralisados, imóveis, com exceção de Paulinho e Bocão. No meio de todos surge Kaila, uma terrível bruxa com mais de seiscentos anos que apresenta três tarefas a serem cumpridas pelos dois amigos. Sem saída eles precisam correr contra o tempo para salvar a vida dos habitantes de Vila Esperança, embarcando em um jogo misterioso e desconhecido. Um jogo mortal!


- Agora prestem atenção seus fedelhos, pois vou lhes apresentar meu jogo.
Bocão se irritou com aquelas palavras e não conseguiu se conter. Paulinho tentou segurá-lo, mais sem efeito.
- Devolva nossos amigos! Não queremos saber de jogo nenhum!
Kaila parou por alguns instantes e soltou uma nova risada.
- Não há escolha – disse, olhando, fixamente, para os dois – Vocês são como peças e já estão participando dele...
Capítulo: A bruxa; Página 48.



Bocão, Paulinho, Elô, Ju e Régis, formam a Turma 5 e moram em Vila Esperança, lugar que no passada já presenciou muitos acontecimentos sobrenaturais. Porém, já tem quatro anos que nada de ‘anormal’ acontece, e os amigos cresceram e agora estão com outras preocupações na cabeça. Está chegando a noite do baile de formatura, momento aguardado por todos.

Só que Bocão esta começando a ver coisas sobrenaturais e ao contar para os amigos eles não acreditam, já que se passou muito tempo desde o ultimo episódio. Porém esse não é o único motivo de desacreditarem, agora já adolescentes e quase entrando na maioridade, alguns tem outras preocupações, como novos amigos, e até namoradas.

Apenas Paulinho acredita no amigo, e na noite do baile de formatura, a Bruxa Kaila parece para os dois, congelando toda cidade e propondo um jogo. Os dois terão de buscar no passado, as partes que formam um cajado. Não tem escolhas, ou fazem isso, ou todos da cidade morrem, inclusive seus amigos. Sendo assim, Bocão e Paulinho começam o jogo mortal.

Esse é o primeiro livro da série A Turma 5 que leio. Antes deste, existem mais quatro livros, e entre o ultimo e este, há um espaço da quatro anos. Mesmo sem ter lido nenhum dos outros, pude entender tudo, e sem spoiler de nenhum dos outros livros, mais é claro que para entendermos porque as coisas sobrenaturais acontecem em Vila Esperança vou ter que ler desde o começo, o que eu pretendo fazer, pois a história é muito legal.

Logo de início somos apresentados a personagens divertidos, o que já te prende e te faz querer continuar a leitura. Por falar em divertido, o autor Thiago acertou na dosagem de humor dado ao livro. Nada é forçado, tudo é colocado na medida certa, aventuras, mistérios e magia. O interessante é que não é aquele super mistério, mais que me conquistou rapidamente. Agora os garotos então quase que na fase da maior idade, e além e toda a preocupação desses mistérios tem o peso do amor, que aparece no início.

Podemos ver a ingenuidade dos personagens quando o assunto é o coração e aprendemos bastante sobre a força da amizade e acima de tudo da confiança. Essa é uma história que além de divertida e rápida, porque o livro não é grande, me trouxe o sentimento de quando eu era criança. Esse é um livro que nos faz reviver aqueles momentos de brincadeiras e de sonhos.

Os pontos negativos do livro são os erros. Há alguns erros ortográficos e na diagramação, e eu lamento por isso, pois sem eles, o livro seria perfeito, uma vez que a capa é linda, por dentro o livro é lindo, tem até ilustrações. Por isso o livro leva quatro estrelas.

  


Livro: A Turma 5 – O Jogo Mortal
Autor: Thiago Fernandes
Editora: Leitura

5 comentários

  1. Nossa hein que resenha linda apesar de ter esses erros que vocês citou

    Estava visitando alguns blogs e encontrei o seu blog adorei...
    Já estou seguindo

    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic
    Espero sua visitinha, adoraria que você seguisse também.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Kold <3

    Primeiro preciso dizer que a capa desse livro me lembrou o desenho do scooby doo haha
    O enrendo eu adorei *---* Parece aqueles filmes da sessão da tarde que eu tanto gosto *chora* quase vi a Hilary fazendo a Ju kkkkk
    E tem bruxa, vc n tem noção do quanto gosto de estórias que envolvam bruxas <3
    E a bruxa Kaila é prima da Keka? kkkkkkkkkkkkk #parei
    E tem mais livros, oiaaaa. Mas n entendi bem, esse era o primeiro?
    E sempre tem algo pra n deixar o livro ser perfeito né? :/
    bjs!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a sua resenha!
    Gosto desse tipo de história, ainda não sei bem o porque.

    Bem, agora que é realmente chato quando estamos lendo um livro e tem erros, isso é verdade. Mas, as vezes acontece e o que temos de fazer é esperar que eles arrumem em uma próxima edição!

    Resenha muito bem escrita, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Qual livro da turma 5 é o primeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Se não me engano, o primeiro livro é O Fantasma de Vila Esperança. :)

      Elder Koldney

      Excluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.