Eu Li - Os Crônicas da Terra do Lago: O Primeiro-Ministro

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Quíron, o primeiro-ministro, mantém o reino da Terra do Lago em equilíbrio e prosperidade. Rei Darel está feliz com o nascimento da princesa Diana, sua única ­filha e herdeira. As sombras do exército de Magnus, o impiedoso, avançam sorrateiramente sobre a cidade conquistada pelas mãos do sanguinário invasor. Na calada da noite, Quíron consegue fugir do castelo com sua fi­lha Selene e a pequena Diana, salvando a princesa da morte certa. Conseguirá o fi­el ministro mantê-la a salvo da tirania de Magnus?

Gabriel desmontou rapidamente e aproximou-se dela que já tinha parte do corpo submerso. Se demorasse mais e encontra-la, teria se afogado. A menina estava com uma escoriação na testa e alguns arranhões na face, nada muito importante, porém tinha um grande ferimento num dos braços. Provavelmente batera numa das pedras pontiagudas da margem com a queda. A ferida sangrava abundantemente, precisava leva-la ao castelo o mais rápido possível.
O mestre respirou fundo, concentrando-se, segurou-lhes as mãos geladas entre as suas e entoou um canto, com sua voz firme se elevando sobre a tempestade. Em pouco tempo suas mãos e seu corpo inteiro começaram a brilhar. Desapareceram.
Capítulo A Tempestade; Página 95.
Darel é o rei da Terra do Lago. Acaba de perder sua esposa no parto, porém sua filha Diana está a salvo. Depois de algum tempo, chama Quíron para voltar a ser o Primeiro-Ministro da corte, uma vez que ele havia sido demitido por prever a morte da rainha, porém, depois do acontecido, o Rei deixou de achar que o antigo Ministro estava conspirando contra ele.

Mais a paz da Terra do Lago está longe de ser selada. Magnus, que governava Sevaste, resolve tomar todas as províncias para sim, e emplaca uma guerra contra todos e vem ganhando força. Darel, com medo desta guerra e que a única herdeira do trono seja morta, entrega sua filha a Quíron e ordena que ele fuja e crie a menina como sua neta, até que ela tenha idade e condições para voltar e tomar posse do trono.

Quíron segue as ordens do rei e foge com a garota e sua filha, que algum tempo depois é chamada para aprender magia com o grande mago Gabriel e assim se tornar a Senhora de Alvendir. Ela então deixa o pai e a menina, para se tornar uma grande maga e ajudar a devolver o trono a Diana.

Assim que vi este livro me apaixonei pela capa. Ele tem uma narrativa rápida, não se atém a detalhes mais profundos, nem trazendo informações demais sobre o passado e nem aos fatos que ocorrem no decorrer do livro. Pude sentir na leitura que alguns personagens têm mais personalidades que outros, e juntando o fato de a narrativa ser rápida, o livro é fininho, e creio que essa seja a características de Crônicas, me corrijam se estiver errado. Sobre o enredo eu gostei bastante dos fatos que ocorreram na história, reinados, guerras por posse de tronos e magia. É algo que estimula a leitura, quando o leitor sabe que esses elementos estão espalhados por todas as páginas.

O que me desagradou foi justamente a falta de profundidade na história, pareceu que tudo era muito superficial, nada convincente. As cenas da batalha não me convenceram, além de serem muito rápidas, em minha opinião, acho que a autora poderia ter explorado melhor. Além de que, os capítulos são bem grandes, e como já disse por aqui, mesmo o livro sendo fino, pode indispor o leitor. Há também pulos de tempo, anos se passam e de repente somos levados ao passado de novo e não há nada no livro que indique isso, o que pode deixa o leitor confuso. O livro acaba em uma cena triste, e parece que vai ter um segundo volume, e olhando por esse ângulo, não vi nada que motive o leitor a continuar a ler o próximo.

Estou meio confuso sobre que nota dar, porque eu gostei do enredo, mais tem todos esses pontos negativos, e ainda, não quero ser injusto. Vou dar duas estrelas para o livro, vamos ver o que teremos no próximo volume.



Livro: As Crônicas da Terra do Lago – O Primeiro-Ministro
Autora: Iracy Araujo
Editora: Novo Século


3 comentários

  1. Oiee Koldney... Estou interessada nesse livro e acho a capa linda tbm, mas ele por hora não é minha prioridade. Bela resenha.
    Ah! Tem promo nova lá no Redenção!
    Beijos e se cuida!
    Lilo

    ResponderExcluir
  2. Oiiiieee...
    Bem, li ainda ontem uma resenha deste livro.
    Acho que segue na linha das Brumas..
    Bela resenha... Mas como eu já tinha colocado este livro pro fim da fila... acho que fiz certo...hehehe

    Bjoss

    TeLa
    penseiraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Kold!
    Vamos dizer que eu fiquei espantado com essas duas estrelinhas O_O
    eu super achei que vc iria gostar desse livro (eu ainda n o li, mas vejo resenhas positivas dele).
    Antes, o que é essa capa hein? Nuss, linda demais!
    Ela me faz viajar sem ter lido o livro.
    Mas entendo os fatos que vc abordou e n gostou.
    Quando a estória n convence, n adianta tentar, Mesmo você gostando do enrendo.
    E eu não sabia de uma continuação, n li isso em outras resenhas, será que eles n sabiam? O_O
    abraço,
    tudo por um livro.

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.