Eu Li - 2012: O Menino que Previu o Apocalipse

quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Ao longo dos tempos, inúmeros profetas, cientistas, filósofos e religiosos vêm tentando avisar às gerações futuras, por meio de códigos e mensagens ocultas, de que o fim de nossa era pode estar mais próximo do que imaginamos. E todas as evidências apontam para o dia 21 de dezembro de 2012 como a data do apocalipse. Por quê? O que acontecerá nesta data? Por que tantas pessoas acreditam que este dia não nascerá como os demais? Um menino vivendo em nossa época pode ter as respostas para todas essas perguntas. Quem na verdade é esse menino? De quem ele herdara tal maldição? O que estaria reservado para o dia de seu décimo sétimo aniversário, em 21 de dezembro de 2012? 



- Por favor, Michael. Dê-me algo para que eu possa confortar o meu coração durante as noites em que eu estiver sozinha, sentindo medo e frio – ela suplicou às lágrimas.
- Eu posso lhe prometer uma coisa! Quando eu estiver longe ou separado de você por qualquer razão e meu corpo tremer de tanta falta que sentirá de sua presença, vou me aproximar da flor mais beça que eu enxergar, idêntica as que eu lhe entrego todos os dias quando a vejo. Recordarei o nosso momento mais lindo e o levarei dentro do meu peito para todo o sempre – murmurei, engolindo as lágrimas.
- Meu amor, como você pode ser tão doce depois de ter me despedaçado em mil cacos? – ela perguntou, com alívio.
Capitulo 23, Promessa; página 159


     O livro se inicia no dia do aniversário de 17 anos de Michael, 21 de Dezembro de 2012, onde recebe uma carta de Sybila lhe lembrando do fim do mundo em poucas horas. Depois somos levados ao passado do garoto, que conta sua história até aquele dia.

     Michael perdeu sua mãe e mora com seu pai e com a empregada e amiga Esmeralda no Cairo. Adora jogar futebol com seus amigos no campinho perto de sua cara e é apaixonado por Catarina, sua amiga de longa data, e com a qual estuda. Ele é um garoto carismático, amigo, inteligente, carinhoso e muito esperto. Seu pai o leva a conhecer a misteriosa Sybila, uma senhora que mora escondida em uma caverna. O garoto se simpatiza e faz amizade com ela. Depois disso ele começa a descobrir seus poderes de prever o futuro. Como presente de aniversário ele ganha uma viagem para Roma, onde a senhora o acompanha.

     Esta viagem é cheia de descobertas e confissões. Ele descobre mais sobre o seu passado inclusive um parentesco com Sybila que é sua avó, explicando de onde veio o seu poder de prever o futuro. Em meio a visões, romance e muita tragédia, o garoto cresce e aprende mais sobre o fim do mundo que nos espera em 21 de Dezembro de 2012.

     Uma viagem histórica e linda a outros costumes e países, é uma das primeiras coisas que mais me deixou feliz no decorrer do livro. Tudo é mostrado com muito detalhe, e com imenso cuidado. Acho que nunca li um livro que me envolvesse e me levasse tão profundamente aos costumes de outros lugares. É impossível não se encantar com o jeito simples e carinhoso de Michael, e a maneira brincalhona e única de Catarina. Os fatos históricos contados durante o livro fazem com que o leitor suspire e pareça estar uma aula de história daquelas que o professor sabe levar o assunto muito bem sem o deixar entediante.

     A narrativa é leve, mesmo para o assunto que é tratado: fim do mundo. O Ricardo soube fazer um romance lindo entre os dois personagens principais, sem parecer meloso demais, porém te fazendo ver que garotos também podem demostrar seus sentimentos. Nem o relato da destruição final pareceu forçado, tudo foi muito bem pensado e montado. Um fato importante e que vale muito a pena ressaltar, é as reflexões que o livro te obriga a fazer sobre o dinheiro, poder, guerras e compaixão.

     A capa é bonita, folhas amarelas e sem erros ortográficos. Não tem como eu não dar a nota máxima para o livro. A Novo Século acertou em uma obra que me emocionou e me fez começar a ver minhas atitudes de um modo diferente. Parabéns ao autor, e já espero ansioso pela continuação.



Livro: 2012 – O Menino que Previu o Apocalipse
Autor: Ricardo Valverde
Editora: Novo Século

Nenhum comentário

Postar um comentário

 
Desenvolvido por Michelly Melo.