Eu Li - Destino

quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família. Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.



Enquanto prendo outra bandeira vermelha nas árvores e desejo a queda da nossa Sociedade e dos seus sistemas, inclusive do Sistema de Pares, para poder ficar com Ky, percebo que se trata de um desejo egoísta, Mesmo se a queda da nossa Sociedade pudesse melhorar a vida de alguns, tornaria pior a vida de outros. Quem sou eu para tentar mudar as coisas, para ficar gananciosa e querer mais? Se nossa Sociedade mudar e as coisas forem diferentes, quem sou eu para dizer à garota que teria apreciado uma vida protegida e segura que ela precisa fazer escolhas e correr perigo por minha causa?
 Capítulo 21, página 157.




Cassia é uma garota que vive nos tempos em que a Sociedade escolhe tudo por você. O que você come, onde você trabalha, onde você mora, como se diverte, com quem casa e principalmente quando você morre. Só que após receber seu cartão que deveria conter todas as informações de seu par logo após a escolha dele, ela vê além do rosto de Xander(seu par), o rosto de Ky, outro conhecido seu. Aos poucos ela começa a se aproximar mais do garoto, e em meio ao proibido, começam a nutrir um sentimento um pelo outro. Cassia está dividida com a possibilidade de escolher por Xander que conhece desde infância, ou Ky por quem nutre um amor impossível segundo as leis da Sociedade.

Eu estava desesperado por este livro, principalmente pela linda capa que ele tem. A diagramação é simples, a história é contada em primeira pessoa por Cassia. A autora fez um excelente trabalho nos detalhes e na criatividade para criar esse novo universo cheio de características que te surpreendem. A História te faz refletir sobre como vivemos hoje, o quanto desperdiçamos e se verdadeiramente aproveitamos cada instante de nossa vida. Na Sociedade do livro, tudo é dado de maneira regrada, e as informações passadas para a população são as estritamente necessárias. Você não tem opções de escolher, as escolhas são feitas pelas autoridades, visando o melhor futuro para todos.

Porém eu caí no tédio, não foi uma, nem duas, nem três vezes, foram muitas, e eu já não via a hora de acabar logo o livro. Os personagens têm características interessantes, mais são fracos, sem sal, como dizem. Os romances não me convenceram, seja o de Cassia e Xander ou Cassia e Ky. Somente alguns pontos te deixa curioso para seguir, mais esses são poucos e curtos. E quando o livro termina não te dá aquela vontade de ler o próximo volume (o que da vontade é de agradecer a Deus que o livro acabou), no meu caso, só lerei os próximos, porque não consigo começar uma série e não terminar.

O livro leva a nota Aceitável, pela capa, pelo que ele faz o leitor refletir e pelos pequenos pontos altos que são apresentados aos leitos. Espero sinceramente que o segundo volume seja melhor e que faça a série subir no meu conceito.



Livro: Destino
Autora: Ally Condie
Editora: Suma de Letras

5 comentários

  1. Oii,

    Realmente é muuuuito ruim quando nos decepcionamos com o livro... eu odeio quando isso acontece.

    Bjoos, Patty
    Cartas para Ficção

    ResponderExcluir
  2. 2 estrelas? :OOOO
    Eu compraria o livro pela capa e pela sinopse. Mas se for seguir as resenhas nunca comprarei hahaha
    a sua n foi diferente das que eu li. Esse lance do livro n te prender e vc cair no tédio n é nada legal '-' afinal de contas o livro é para te tirar do tédio não?!
    E eu n sabia que tinha continuação O.o
    Mas espero que os outros n sejam como o primeiro né?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. A capa é linda , mas a história oscila o livro todo, não gostei muito ,mas tbm acho que no segundo livro a história vai se enriquecer (eu espero kkk) Resenha muito boa ")

    ResponderExcluir
  4. Poxa a capa é tão misteriosa... Pena o livro não ter agradado a muita gente...
    Boa resenha!
    Bjos
    Lilo
    Redenção

    ResponderExcluir
  5. Ganhei este livro numa promo, nao vejo a hora de receber para ler tbm...


    bjs

    ResponderExcluir

 
Desenvolvido por Michelly Melo.